Os cuidados com a pele começam com a limpeza. A correta higienização da pele permite a eliminação de impurezas, resíduos e maquiagem, evitando assim a obstrução dos poros e a formação de irregularidades. Além disso, a limpeza possibilita a correta renovação celular, estimulando a circulação superficial da pele e permitindo a melhor absorção de produtos para o tratamento cutâneo.

A pele respira pelos poros e quando eles entopem propiciam o aparecimento de acne, cravos, aumentam a oleosidade, além de deixar a pele com um aspecto cansado e sem brilho. É aí que entra a função do tônico: ele faz aquela limpeza profunda, eliminando o que o sabonete não consegue tirar, e com isso, limpando os poros.

A Importância de Tonificar a Pele

Como Tonificar a Pele

A 1ª. etapa é utilizar demaquilantes e leites ou loções de limpeza. A seguir, é aconselhado o uso de sabonetes adequados — de preferência líquidos e cremosos — que possuem ativos de baixa irritação. Vale lembrar que somente água não é suficiente!

A 2ª. etapa envolve a tonificação da pele, que complementa a limpeza, removendo células mortas, vestígios de maquiagem e de gel de limpeza. Além disso, a tonificação devolve o pH natural, refrescando e suavizando a mesma, preparando-a para a hidratação.

A Importância de Tonificar a Pele

Benefícios do Tônico na Pele

  • Limpa a pele profundamente
  • Elimina as toxinas
  • Melhora a micro-circulação
  • Prepara a pele para receber hidratação
  • Devolve o pH natural da pele
  • Elimina os resíduos acumulados nos poros
  • Suaviza, acalma e refresca

Diferença entre Loção Tônica e Loção Adstringente

  • Loção Tônica. Tonificar é completar a impureza, eliminando os últimos vestígios de impurezas e maquilagem da pele, assim como restaurar o pH da epiderme e fortalecer seu tônus.
  • Loção Adstringente. Adstringir é contrair os poros, controlando a oleosidade excessiva, fortalecendo a pele e evitando a flacidez. Seu uso é indicado para peles oleosas.
A Importância de Tonificar a Pele

Quais são os passos fundamentais para uma limpeza adequada da pele feita em casa?

Pela manhã, é necessário higienizar a pele, a fim de remover a oleosidade (sebo dos cremes noturnos) e sujeiras. Você pode passar uma água no rosto, se preferir use um sabonete bem suave e em seguida tonificar a pele.

À noite, é preciso usar um bom demaquilante no rosto, limpando-o profundamente e retirando resíduos de maquiagem e dos produtos aplicados durante o dia. Em seguida, lave o rosto com sabonete e depois tonifique para finalizar a limpeza. A tonificação deve ser realizada nos dois horários, para regular o pH da pele (grau de acidez) e complementar a higiene. Além disso, fazer uma esfoliação na pele para ajudar a retirar as células mortas também é importante, pelo menos uma vez a cada 15 dias.

Deve-se ter cuidado com tônicos com excesso de álcool. Pessoas com pele muito oleosa costumam gostar muito desse tipo de produto, mas acabam por piorar a oleosidade pelo efeito-rebote que tais loções causam. No mercado existem várias opções. Veja a seguir algumas dicas de tônicos.

A Importância de Tonificar a Pele

Opções para Tônicos Naturais Feitos em Casa

Você pode optar por loções mais naturais e que podem ser feitas na sua casa. Vou sugerir algumas opções de loções tônicas que são super eficientes para pele.

Tônico de Chá Verde (pele oleosa e acneica)

Ingredientes:

  • Chá verde
  • Vinagre de maçã orgânico
  • Própolis
  • Óleo essencial Tea Tree

As substâncias contidas no chá verde ajudam a repelir as bactérias que causam as espinhas, além de reduzir a inflamação. O vinagre de maçã restaura a textura natural da pele, o que pode resolver problemas como ressecamento, coceira, descamação e acne. A própolis é um excelente antibactericida. O óleo essencial tea tree é um dos melhores óleos essenciais para pele acneica e oleosa, é adstringente e antibactericida.

Prepare 50 ml de chá verde bem forte. Deixe esfriar. Acrescente uma colher de sopa de vinagre de maçã orgânico, 5 gotas de própolis e 4 gotas de óleo essencial de tea tree. Misture bem e coloque em um vidro escuro de preferência. Use pela manhã e à noite.

A Importância de Tonificar a Pele

3. Tônico de Camomila (pele irritada e sensível)

Ingredientes:

  • Camomila
  • Óleo essencial de lavanda

A camomila tem ação anti-inflamatória e ajuda a acalmar a pele e aliviar a vermelhidão. O óleo essencial de lavanda possui efeitos anti-inflamatórios, que ajudam a eliminar as impurezas da pele, como poros ou problemas de acne. Controla a produção de gordura e atua como um forte antisséptico.

Prepare 50 ml de chá de camomila bem forte. Deixe esfriar. Acrescente 8 gotas de óleo essencial de lavanda. Misture bem e coloque em um vidro escuro de preferência. Use pela manhã e à noite.